
Regras de Transição para Aposentadoria após a Reforma de 2019 sofrem Alterações a partir de 2024
12/01/2024
Os 101 anos da Previdência Social no Brasil: conheça um pouco desta história
25/01/2024O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS), do qual o nosso presidente Gerson Maia faz parte, aprovou nesta quinta-feira (11/1), nova redução no teto de juros dos consignados para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O limite para o empréstimo com desconto na folha caiu de 1,80% para 1,76% ao mês.
A decisão também altera a taxa máxima de juros para operações na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado do benefício. O percentual mensal caiu de 2,67% para 2,61%.
Os novos valores passam a valer após oito dias úteis da publicação da resolução no Diário Oficial da União (DOU). Após esse período, bancos e instituições financeiras não podem ofertar empréstimos e cartões consignados com taxas superiores às definidas nas regras.
A redução segue a queda na taxa básica de juros, a Selic. O Ministério da Previdência Social tem usado o índice como referência para estabelecer mudanças no consignado. No ano passado, foram três reduções nas taxas de juros.
FONTE: Metrópoles